Clareamento Dental

Sorriso iluminado

A odontologia moderna precisa aliar a funcionalidade com a estética nos tratamentos. O Clareamento Dental é um perfeito exemplo desse objetivo.

Vamos entender mais sobre quem pode recorrer ao clareamento dental:

O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados ou para deixar o sorriso ainda mais iluminado conforme o desejo do paciente. Podemos recorrer ao procedimento em muitos casos de diversas causas. Entretanto, em algumas poucas ocasiões não será possível ser beneficiado pelo clareamento pois a causa do escurecimento ou manchas independe do tratamento odontológico, como marcas originadas por medicamentos do tipo tetraciclina, por exemplo.

Quem usa próteses dentárias parciais pode fazer o clareamento, entretanto ele não será aplicado na prótese. O que faço nesses casos é aplicar o clareamento dental nos dentes originais e, depois, fazer a troca dessas próteses e restaurações para acompanhar a nova cor do sorriso.

Quanto tempo dura o efeito do clareamento dental?

A resposta para isso vai depender do paciente, pois cada pessoa tem seus próprios hábitos alimentares e de higiene bucal. Em média, o clareamento permanece perceptível até 2 anos após sua aplicação.

Certas rotinas de alimentação devem reduzir esse tempo, pois vão desgastar e pigmentar a superfície dentária. Por isso é preciso ter atenção ao café, chá preto, vinho, mate, açaí, etc. Confira meu Instagram @drflaviogoncalves para receber sempre essas dicas!

Recomendo fazer a manutenção do clareamento dental a cada ano após o fim do tratamento inicial, mantendo o sorriso perfeito para o paciente!

Entenda os tipos de clareamento dental:

O clareamento dental pode ser feito no consultório ou em casa. Ambos atingem os mesmos resultados satisfatórios se seguidos corretamente.

Clareamento no consultório

O clareamento feito no consultório é realizado exclusivamente pelo dentista com auxílio de barreiras gengivais para evitar contato de outros tecidos que não o dente com o ácido clareador em gel. Esse procedimento pode gerar alguma sensibilidade, porque a concentração do gel é maior no consultório para a ação clareadora ser mais rápida.

O clareamento no consultório pode ser realizado em apenas 2 consultas, chegando a 4 consultas dependendo da cor inicial dos dentes do paciente. Cada consulta dessa leva cerca de 1 hora de duração.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro é aquele que o paciente usa uma moldeira contendo o gel clareador em sua casa, sob supervisão do dentista. Esse método é mais econômico e menos intenso para o paciente. Em contrapartida os resultados lavarão mais tempo para aparecer.

Neste caso, a primeira etapa do tratamento é a confecção da moldeira individual, personalizada para a dentição de cada pessoa. Ela tem a vantagem de ser perfeitamente adaptada à arcada do paciente.

O clareamento caseiro é confortável e ideal para quem já tem alguma sensibilidade nos dentes.

Clareamento dental endógeno

O clareamento endógeno é ideal para quem tem escurecimento interno do dente, pois o tratamento é feito endodônticamente. É comum para o paciente que fez canal.

A principal diferença desse método para os outros é que o agente branqueador utilizado é aplicado na parte interna dos dentes por meio de uma abertura na parte traseira do dente que vai ser clareado. Depois, ele recebe uma proteção e, posteriormente, é aplicado o material branqueador.

É preciso lembrar que nem todos os dentes conseguem ser clareados. Por exemplo, pacientes fumantes não terão bons resultados e nem duradouros. Quem tem dentes com muita resina também não terá eficácia, uma vez que ela não clareia, necessitando a troca das resinas.

Para finalizar, informo que é comum a presença de sensibilidade durante e após qualquer método de clareamento dental (com exceção do endógeno em quem fez canal, pois não há mais nervo para sentir a sensibilidade).