Clareamento Dental

Sorriso iluminado
A odontologia evoluiu e aliou em seus tratamentos o benefício da estética, esse é um perfeito exemplo do Clareamento Dental.

Tipos de Clareamento Dental

O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados ou para deixar o sorriso ainda mais iluminado. Porém, nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento são diversas, como por exemplo, manchas intrínsecas causadas pelo uso de alguns medicamentos, como a tetraciclina.

O que muitos não sabem é que  próteses e restaurações dentárias já presentes na boca do paciente não clareiam! Nesses casos, realize primeiro o clareamento e depois a troca dessas próteses e restaurações.

O clareamento dura em média entre 1 e 2 anos, mas depende de cada caso, cada rotina de cada pessoa, principalmente os hábitos alimentares e higiene bucal do paciente. Alguns alimentos e bebidas aceleram o escurecimento dos dentes, como chá preto, café, mate, vinho, açaí, etc. A manutenção do clareamento é feita a cada 6 meses para preservar os dentes brilhantes.

Clareamento Dental no Consultório

O clareamento no consultório é aquele realizado pelo exclusivamente pelo dentista, com auxílio de barreiras gengivais para evitar contato do ácido clareador em gel com a gengiva. Esse procedimento pode gerar alguma sensibilidade, porque a concentração do gel é maior no consultório para a ação clareadora ser mais rápida.

O clareamento no consultório pode ser realizado de 2 a 4 consultas dependendo da cor inicial dos dentes do paciente, que será avaliado pelo dentista e cada consulta demora em média 1 hora.

Clareamento Dental Caseiro

O clareamento caseiro é aquele que o paciente usa uma moldeira contendo o gel clareador em sua casa, sob supervisão do dentista. Esse método é mais econômico e menos agressivo para o paciente, porém os resultados demoram mais para aparecer.

A primeira etapa do tratamento é a confecção da moldeira individual, esse molde é personalizado para a dentição de cada pessoa e apresenta a vantagem da melhor adaptação aos dentes. O clareamento caseiro é confortável e ideal para quem já tem sensibilidade nos dentes, a eficácia é a mesma que o clareamento feito no consultório, apenas em um tempo mais longo.

Clareamento Dental Endógeno

O clareamento endógeno é um tratamento realizado para clarear os dentes de pacientes que sofrem com o escurecimento interno por causa do canal, fumo, uso de medicamentos, entre outras causas.

A principal diferença desse método para os outros é que o agente branqueador utilizado é aplicado na parte interna dos dentes por meio de uma abertura na parte traseira do dente que vai ser clareado. Depois, ele recebe uma proteção e, posteriormente, é aplicado o material branqueador.

Mesmo assim, nem todos os dentes conseguem ser clareados. Por exemplo, podemos citar os pacientes fumantes ou dentes que já contem grande quantidade de resina, onde o tratamento não será eficaz.

É comum a presença de sensibilidade durante e após qualquer método de clareamento dental.

Deixe o seu Depoimento

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *